Notícias Contábeis
No mundo cada vez mais digital, todo cuidado é pouco
O mundo digital não para de se modernizar.
Mas não se engane, os “hackers” também continuam aprimorando suas formas de ataque.
Agora um grupo de hackers que se autodenomina "massgrave" anunciou que conseguiu romper "quase todas as proteções de licenciamento dos softwares Windows e Office".
Segundo eles, a descoberta permite ativar permanentemente "quase qualquer versão do Windows e do Office".
Normalmente, as instalações desses softwares exigem ativação, que pode ser feita automaticamente ou com a inserção de chaves de produto.
Agora, o grupo afirma ter encontrado maneiras de expandir essa técnica para mais produtos Windows e Office.
O novo método funcionaria em qualquer versão de cliente ou servidor Windows, incluindo Atualizações de Segurança Estendidas e Chaves de Licença de Volume Específicas do Cliente da Microsoft.
Segundo o grupo, o método ainda não conseguiu ativar todos os produtos permanentemente. As versões, edições e tipos de licença do Windows agora suportados incluem: Windows 7, Windows 8 e 8.1, e qualquer versão recente do Windows Server.
Por isso é tão importante manter a versão de seus programas ou aplicativos sempre atualizados, uma vez que a Microsoft está trabalhando incessantemente para fechar as “portas” para esse tipo de acesso indevido.
Em um processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados um dos cuidados é verificar se os aplicativos, programas e sistemas operacionais estão com as suas versões atualizadas e, principalmente, com as suas licenças em dia.
Se o grupo consegue atacar as licenças pagas, imagine o estrago que fazem para quem usa licenças piratas.
E você, contador, pode pensar: quem usa licença do Windows pirata?
A maioria das empresas compram a licença para um número menor de computadores do que usados, achando que não precisa ter licença para todas as máquinas, isso traz um risco gigantesco para todo banco de dados e os segredos comerciais e industriais da empresa.
Por isso, fazer o mais rápido possível o processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é tão importante.
Fonte: Contábeis