Notícias Contábeis

Empreendedor, você sabe as 6 frases mais comuns que os clientes usam para recusar seu serviço?

02/12/2024
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Que atire a primeira pedra o contador ou empresário que nunca ouviu as clássicas objeções “vou pensar”, “está muito caro”, “mas o fulano cobra mais barato”, “meu primo faz a mesma coisa por menos” na hora de ofertar os seus serviços.

Em qualquer setor que atua com vendas essas frases são normais e muitas vezes determinam o fim de uma negociação ou de uma conversa.

No entanto, acostumados com os “nãos” dos clientes, os empreendedores devem aprender a lidar com essas rejeições e criar resposta e oportunidade para cada resposta clássica recebida. 

Veja como ser o último a responder em uma negociação e transforme essas frases em oportunidades.

“Vou pensar e te retorno"

Essa é uma das respostas mais frequentes e, muitas vezes, sinaliza indecisão ou falta de prioridade.

Como responder: tente entender se ficou alguma dúvida, se algum dos seus serviços não ficou claro e tente mostrar a importância de fechar aquele negócio agora. Você pode responder “com certeza é importante refletir sobre o tema, mas tem algum ponto que você gostaria de repassar? Você entende o impacto de fechar o serviço agora vs no futuro?

“Está muito caro"

Uma objeção de preço geralmente indica que o cliente não percebeu o valor do serviço ou as condições de pagamento não favorecem sua realidade.

Como responder: "Compreendo sua preocupação. Posso detalhar como nosso serviço oferece [benefícios específicos] que podem gerar economia e resultados a longo prazo. O que acha de revermos juntos o custo-benefício?" Você também pode oferecer condições personalizadas e diferenciadas de pagamento.

"Já estou com outro fornecedor"

Quando o cliente menciona concorrência, o foco deve ser em diferenciais.

Como responder: "Que ótimo que já tem um fornecedor! Posso apresentar como nossa solução é diferente e pode complementar o que já está utilizando?"

“Preciso falar com meu sócio/gestor"

Isso pode ser verdadeiro ou apenas uma forma de encerrar a conversa.

Como responder: "Perfeito, seria ótimo conversar com ele também! Podemos agendar uma reunião conjunta para que todos os detalhes sejam apresentados?"

“Agora não é o momento certo"

Essa resposta pode refletir falta de urgência ou problemas financeiros.

Como responder: "Compreendo que o momento é importante. Se precisar de algo no futuro, estou à disposição. Mas gostaria de mostrar como nosso serviço pode ajudá-lo a se preparar para momentos melhores."

"Não quero porque meu parente faz mais barato"

Essa objeção é bastante delicada, pois envolve uma relação pessoal do cliente. É importante abordar com empatia, mas também mostrar o valor profissional do seu serviço.

Como responder: “Em alguns casos, misturar negócios com relações pessoais pode ser desafiador. Posso oferecer uma solução profissional e isenta que te permita separar as coisas sem preocupações. Se o preço for o maior obstáculo, podemos conversar sobre como ajustar o serviço às suas necessidades e ao seu orçamento, garantindo o melhor custo-benefício."


Fonte: Contábeis

Últimas notícias